Com a taxa mista, o 0 é possível!

Estás agora a pensar comprar casa e, para isso, vais ter de recorrer a um Crédito à Habitação? Não sabes qual a melhor opção de taxa de juro para ti? 

Fica por aqui que os Poupadores.pt explicam-te e ajudam-te da melhor maneira possível!

Desde abril de 2023 que temos assistido a um crescimento da aplicação da taxa mista no financiamento da compra de casa, representando mais de 51% dos créditos celebrados.

Taxa fixa vs Taxa variável

Taxa fixa

A taxa fixa consiste no valor de juros que vais ter de pagar ao contraíres um empréstimo, mantendo-se inalterável até ao término do contrato. Isto significa que que o que vais pagar ao banco também não se altera.

A principal vantagem que podes ter ao recorreres a uma taxa de juros fixa é a maior estabilidade que adquires, visto que o valor que pagas ao banco é sempre o mesmo. Ou seja, mesma que a Euribor suba, a tua prestação manter-se-à igual. 

Taxa variável

Contrariamente à taxa fixa, e como o próprio nome indica, a taxa variável sofre alterações ao longo do empréstimo, uma vez que o valor dos juros está dependente da taxa Euribor. Isto é, se a Euribor subir, a tua prestação irá de igual forma subir, se descer, irás pagar menos por mês.

A principal vantagem da taxa variável é que podes acabar por beneficiar dos momentos em que a Euribor está baixa.

A desvantagem é que vais pagar prestações diferentes a cada 3, 6 e 12 meses, conforme o prazo que escolheres e a oscilação da Euribor.

Contudo ainda há uma 3ª opção…

A combinação deste dois tipos de taxa chama-se taxa mista. Esta, num determinado período de tempo é fixa (por exemplo, 15 anos) e noutro, é variável. Ou seja, podes escolher um período em que vai vigorar a taxa fixa, e outro em que possa vigorar a variável. Assim, irás poder desfrutar das vantagens dos dois tipos de taxas.

A vantagem da taxa mista consiste em conseguires, por um lado, uma melhor gestão orçamental nos primeiros anos contratualizados para taxa fixa, sabendo sempre o valor que irás pagar; e, por outro lado, numa próxima fase, usufruíres dos benefícios da taxa variável.

O zero é possível e está aqui!

Ao optares por um financiamento a taxa de juro mista, conseguirás um Spread de 0%!

Como vês, com os Poupadores tudo é possível, nunca um zero soube tão bem! Qualquer duvida que tenhas fala connosco.