Taxa de Esforço

O que é a taxa de esforço?

A taxa de esforço é a percentagem do rendimento total do teu agregado familiar destinada ao pagamento das prestações dos créditos contraídos até ao momento. Esta taxa ajuda-te a perceber qual o rendimento que tens disponível para as despesas do teu dia-a-dia (alimentação, educação, lazer, transportes e combustíveis) após o pagamento das obrigações mensais com créditos.

É uma taxa cujo valor, em percentagem, não deve ser superior aos 33%, ou seja, não deve ser superior a um terço do rendimento total do agregado familiar. No caso de um crédito habitação, devido a ser o maior encargo mensal, a percentagem da taxa de esforço pode chegar aos 40%.

Como se calcula a taxa de esforço?

Para calculares a tua taxa de esforço, deves contar apenas com os encargos financeiros com prestações mensais de crédito, como cartão de crédito, crédito pessoal, crédito automóvel, e outros. No entanto, se não tiveres um crédito habitação, mas estiveres a pagar o arrendamento da tua casa, o valor referente a esta deve ser incluído nas despesas como encargos financeiros. Atenção, que despesas relativas à eletricidade, gás, água e telecomunicações não são contabilizadas para o cálculo da taxa de esforço. 

Podes sempre prevenir-te e calcular a taxa de esforço, para estares minimamente informado, através da seguinte fórmula: 

Taxa de esforço = (Encargos financeiros/Rendimento líquido total do agregado familiar) x 100

O que faço para reduzir esta taxa?

No caso da tua taxa de esforço ser muito elevada, renegocia o teu crédito. Assim poderás obter melhores condições e reduzir a tua taxa de esforço ao alargares o prazo de pagamento. Poderás também optar por transferir o teu crédito, de forma a encontrares melhores condições de financiamento noutras instituições. Por último, aconselhamos-te a consolidar todos os teus créditos, no caso de teres vários. Assim, podes alargar o prazo de pagamento ou até mesmo reduzir a taxa de juro, ficando a pagar apenas uma prestação mensal.

Como os Poupadores te podem ajudar?

Podemos ajudar-te a reduzir a tua taxa de esforço, aconselhando-te da melhor maneira e procurando as melhores opções a todos os níveis para ti!

Poupa as tuas dores financeiras com os Poupadores.pt!