IRS 2024: Datas importantes

Estamos a começar um novo ano e com isso vem o IRS relativo a 2023. Se és uma pessoa que não tem conhecimento dos prazos relativos ao mesmo fica desse lado que os Poupadores explicam-te as datas e o que vais precisar em cada uma!

Janeiro

A primeira obrigação para a entrega da declaração do IRS de 2024 incide sobre os senhorios.

31 de janeiro é o último dia para entregar a declaração modelo 44, ou seja, a declaração dos rendimentos da categoria F sem recibos de renda eletrónicos.

Esta obrigação é aplicada a todos os titulares de rendimentos da categoria F do IRS, que não emitam recibos de renda eletrónicos ou que estejam dispensados do mesmo.

Fevereiro e março

No mês de fevereiro, tens até dia 15 para realizares as seguintes obrigações declarativas:
– Se fores senhorio, deves proceder à comunicação dos elementos ou do cessar dos contratos de arrendamento de longa duração;
– Deves consultar os dados do teu agregado familiar que constam no Portal das Finanças até à data e, caso necessário, atualizá-los;
– Enviares o comprovativo de frequência em estabelecimentos de ensino;
– Caso estejas a pagar renda pela transferência de residência, de forma permanente, para o interior, tens até esta data para comunicares os respetivos valores;
– Se tens despesas de educação por tu ou os teus familiares estudarem no interior ou nas regiões autónomas, deves comunicar estas até à data referida.

Dia 26 de fevereiro é o último dia para validares as faturas, relativas ao ano de 2023, que estão presentes no portal e-fatura. Porém, se necessitares de reclamar algum valor ou algum dado incorreto, tens até dia 1 de abril para o fazer.

Abril a junho

O primeiro dia de abril é também o primeiro em que é possível proceder à entrega da declaração de IRS, porém, não é aconselhável que o faças. Durante as primeiras duas semanas podem haver erros no sistema, seja de preenchimento ou mesmo de cálculo do imposto.

Após este período, podes e deves avançar com a entrega do IRS. Cada vez mais contribuintes são abrangidos pelo IRS automático, isto abarca consigo bastantes vantagens, uma vez que apenas precisas de verificar a informação que já se encontra preenchida. Ao confirmares se está tudo certo, podes fazer a simulação e ver qual é o valor previsto de reembolso de IRS ou do imposto a pagar ao Estado.

Lembra-te, quanto mais rápido entregares a tua declaração, mais rápido podes receber o teu reembolso. Contudo, tens até dia 30 de junho para o fazeres.

Julho a dezembro

Por vezes os prazos são alargados, mas a data-limite para receberes o teu reembolso é dia 31 de julho de 2024.

Se, caso contrário, tiveres de pagar IRS deves fazê-lo até dia 31 de agosto.

Tens de ter atenção porque se não cumprires os prazos de entrega, podes ser autuado entre os 150 e os 3.750 euros, de acordo com o artigo 116.º do Regime Geral das Infrações Tributárias.

Qualquer dúvida que tenhas sobre documentação ou qualquer outro assunto, podes sempre contactar-nos.

Queres livrar-te das tuas dores financeiras? Só com os Poupadores!