Eleições legislativas: onde votar e o que precisas de saber

No próximo dia 10 de março, realizam-se as Eleições Legislativas e tu não sabes ainda o local onde vais votar? Fica aqui connosco que nós dizemos-te tudo o que precisas de saber!

Como consultar o local de voto?

Há quatro formas para conheceres o teu local de voto para as Eleições Legislativas 2024. É aconselhável que verifiques o local apenas 15 dias antes da data da eleição ou referendo, conforme informa o Portal do Eleitor. 

Enviar uma SMS

Através do teu telemóvel podes enviar uma mensagem para o número 3838 com a seguinte mensagem:

RE (espaço) número de Cartão de Cidadão (espaço) data de nascimento (aaaammdd). 

Por exemplo: RE 12345678 20001221

Caso residas no estrangeiro, podes enviar uma mensagem para o número +351962171000 com a mensagem igual à referida acima. 

Consultar o Portal do Recenseamento Eleitoral

Deves aceder ao portal da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e, de seguida, preencher os dados solicitados: número de identificação (cartão de cidadão) e a tua data de nascimento (formato aaaammdd).

Consultar o Portal dos Serviços Públicos

  • Acede ao portal ePortugal.gov.pt e seleciona o ícone do assistente digital, presente no canto inferior direito para iniciar uma conversa com o chat;
  • Após a abertura do chat, escreves uma mensagem a dizer “onde votar”, “local de voto” ou “voto”. Depois, selecionas a opção “Saber onde votar”;
  • Selecionas a opção “Saber aqui” para saberes o local onde vais exercer o direito de votar;
  • Indica o teu número de Identificação Civil e a data de nascimento no formato ano, mês, dia (aaaammdd);
  • Posto isto, e por último, podes então consultar o local onde podes votar nestas legislativas (posto de recenseamento, local de voto, morada e secção).

Perguntar Presencialmente

Podes perguntar diretamente e de forma presencial junto da junta de freguesia ou câmara municipal da tua área de residência.

Algumas informações importantes para ti!

No dia, não te esqueças de levar contigo o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade. Caso não tenhas algum destes documentos, podes usar outro, desde que contenha uma fotografia atualizada e que seja habitualmente utilizada para identificação (passaporte ou carta de condução).

Voto nulo

O teu voto é considerado nulo quando:

  • Preenches mais do que um quadrado ou quando existem dúvidas sobre em qual é que assinalaste;
  • Assinalas um quadrado de uma lista que tenha desistido das eleições ou que não tenha sido admitida;
  • O boletim de voto se encontra danificado;
  • Nos casos de voto antecipado, quando o boletim não chega à mesa de voto nas condições legalmente previstas ou é recebido em sobrescrito que não esteja devidamente fechado. 
  • Nota que o boletim de voto sem preenchimento é considerado voto em branco. 

Enganei-me e agora?

Caso te enganes a preencher o boletim, deves informar essa situação à mesa de voto. Após isto, o boletim será devidamente descartado e assinado no verso por todos os elementos da mesa de voto. Por fim, é-te entregue um novo boletim.

Se te restar mais alguma dúvida, os Poupadores aconselham-te a consultares a informação disponível no Portal do Eleitor. 

Começa já a poupar no teu Crédito Habitação, fala connosco!